---------------------- -------------------------------- -------------------------------- --------------------------------- ENEJOTABE: dezembro 2011

BANNER DE MEUS BLOGS

============================== TOQUE A SUA MÚSICA ====================================

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Fio dental, memória e câncer

Fio dental, memória e câncer               fio dental 1

Gastar tempo e esforço no uso de fio dental pode ser um sábio investimento – não apenas para reduzir os riscos de doença gengival, doença cardíaca e derrame – mas também para proteger contra a perda de memória e câncer de cabeça e pescoço.
Pesquisadores da Faculdade de Odontologia de West Virginia estão estudando a ligação entre doença gengival e perda de memória.
Num estudo em andamento com pacientes com idades a partir de 60 anos, cientistas compararam os exames de saúde bucal dos participantes, seu desempenho num teste de memória e o exame sanguíneo que mede o nível de inflamação para ver se a doença gengival está associada com a perda de memória. Homens e mulheres idosos que tiveram a menor pontuação no teste de memória – refletindo sintomas iniciais da doença de Alzheimer – apresentaram a maior associação com as bactérias causadoras de doença gengival.
"Isso pode ter grandes implicações na saúde das populações que estão envelhecendo", diz dor. Richard Crout, especialista em doença gengival e diretor associado de pesquisa da faculdade de odontologia. "Com as taxas de Alzheimer disparando, imagine os benefícios de se saber que manter a boca livre de infecção poderia diminuir os casos de demência".
Dr. Crout também teoriza que, no futuro, dentistas possam ser capazes de aplicar testes de memória nos pacientes mais idosos. Isso não apenas ajudaria a identificar pessoas com problemas de memória, mas também poderia ser capaz de mostrar aos dentistas se seus pacientes com higiene bucal e cuidados pessoais deficientes escolhem não seguir as instruções do dentista ou se a falta de escovação e fio dental deve-se à falta de memória.
Para examinar uma possível associação entre cânceres de cabeça e pescoço e doença gengival crônica, pesquisadores em Nova York examinaram 473 pacientes – 226 diagnosticados com carcinoma de célula escamosa de cabeça e pescoço e 206 pacientes de controle. A doença periodontal dos pacientes foi medida pela perda de osso alveolar (de mandíbula ou maxila) detectada em raios-X panorâmicos.
Cada milímetro de perda óssea nos pacientes estudados foi associado com risco aumentado de câncer de cabeça e pescoço. Embora alguns dos pacientes com câncer não tivessem usado tabaco ou álcool, o tabagismo e a doença periodontal aumentaram a associação dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço.
Os benefícios da escovação e do uso de fio dental regularmente vão além de uma boca saudável. Para dicas e tutoriais sobre uso de fio dental, visite
ADA.org e clique na guia de fio dental.

©2011 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Fonte = http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/ADA/Article_2010_05_memoria.cvsp

 

Marcas: http://variosassuntosnjb.blogspot.com/ Marcas:

sábado, 17 de dezembro de 2011

Licença Ambiental para produção do potássio em Sergipe

Adema libera Licença Ambiental para produção do potássio em Sergipe
16-12-2011 20:12:44
Da Redação: Fonte - Agência Sergipe de Notícias
Na próxima segunda-feira, 19, às 11h, no gabinete do governador Marcelo Déda, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) concederá a Licença de Instalação (LI) a Vale para que possa construir a usina que vai processar o beneficiamento do minério Carnalita. Com isso, Sergipe passará a ser o único Estado do Brasil com extração de cloreto de potássio, o que permitirá o aumento da produção de insumos agrícolas para todo o país e, consequentemente, a redução da dependência da importação de fertilizantes.

O prazo de construção da usina é de quatro anos, estando previsto o seu funcionamento para agosto de 2016. Inicialmente, a usina vai operar com uma produção anual de 1,2 milhão de toneladas de cloreto de potássio, dobrando no segundo ano de operação para 2,4 milhões toneladas. Os investimentos podem chegar a US$ 4 bilhões.

A usina será construída no povoado Terra Dura, município de Japaratuba, próximo à rodovia SE – 226, numa área de 2.200 metros quadrados. Dela será retirado o cloreto de potássio, que é um macro nutriente vegetal fundamental para a agricultura brasileira.

Segundo o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, com a implantação do empreendimento, Sergipe será o berço da alimentação do Brasil por conta do aumento na produção de fertilizantes. Explica que atualmente menos de 10% do potássio que é utilizado em todo o país é produzido pelo Brasil.

Segundo explicou o gerente da Vale, Mauro Vieira Lima, que coordena o licenciamento ambiental do projeto Carnalita em Sergipe, não há nenhum outro Estado, no Brasil, com extração desse tipo de minério. Ele ressalta que o potássio é um mineral com uma alta demanda no comércio brasileiro de fertilizantes e que atualmente o país sofre com a baixa produção, sendo que este índice tende a aumentar, caso não haja novos investimentos para aumento da produção interna.

Menor impacto

Diferentemente do atual processo realizado em lavra subterrânea, a nova tecnologia aplicada pela Vale para a extração do potássio será desenvolvida através de Poços Subterrâneos. "Esse é um grande diferencial. A mineração da carnalita será realizada a partir da injeção de água em poços onde serão dissolvidos os sais da carnalita. A salmoura será então retirada do subsolo e processada na superfície”, explicou Genival Nunes, indicando menor impacto ambiental por meio da nova tecnologia.

Déda e Dilma

Ao final do mês de novembro o governador Marcelo Déda tratou do tema com a presidenta Dilma Rousseff em Brasília. Na ocasião, ele disse que a presidenta reafirmou seu compromisso em contribuir para a resolução do impasse entre a Vale e a Petrobras, além de manifestar que é prioridade nacional o aumento da produção de potássio.

“O projeto Carnalita é o único que tem condições de viabilizar o aumento da produção de potássio em curto prazo", justificou o governador, ao relatar que Dilma iria conversar com os dirigentes da Vale e da Petrobras. Na expectativa da presidenta, o projeto poderá ter início no próximo ano.



quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Fiscalização aplica 164 multas por desrespeito à lei antiálcool em SP

Fiscalização aplica 164 multas por desrespeito à lei antiálcool em SP

SÃO PAULO - Agentes da Vigilância Sanitária Estadual e do Procon de São Paulo aplicaram 164 multas em estabelecimentos que desrespeitaram a lei antiálcool para menores. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira, 7, pela Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo o balanço, somente na capital paulista foram aplicadas 109 multas. Na Grande São Paulo houve nove autuações, e outras 46 multas foram aplicadas no interior e no litoral do Estado.

A nova legislação está em vigor há 15 dias. Neste período foram feitas 16,7 mil inspeções a pontos do comércio paulista, o que significa 46 fiscalizações por hora em todo o Estado.

Pela nova lei, bares, restaurantes, lojas de conveniência e baladas, entre outros locais, não podem vender, oferecer nem permitir a presença de menores de idade consumindo bebidas alcoólicas no interior dos estabelecimentos, mesmo que acompanhados de seus pais ou responsáveis maiores de idade.

Entre os dias 19 de outubro e 19 de novembro os agentes da Vigilância Sanitária Estadual e Procon-SP percorreram cerca de 12 mil estabelecimentos em blitze educativas para orientar os proprietários e responsáveis.

A nova lei paulista determina sanções administrativas, além das punições civis e penais, a quem vende bebidas alcoólicas para menores de idade. Está prevista a aplicação de multas de até R$ 87,2 mil, interdição por até 30 dias, ou até mesmo a perda da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS, de estabelecimentos que vendam, ofereçam, entreguem ou permitam o consumo em suas dependências de bebida alcoólica entre menores de 18 anos.

A Secretaria recebeu 214 denúncias da população, das quais 92 na capital, pelo telefone 0800 771 3541 ou pelo site da lei (www.alcoolparamenoreseproibido.sp.gov.br).

 

Fonte = Por estadão.com.br, estadao.com.br, Atualizado: 7/12/2011 11:55 http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/fiscaliza%C3%A7%C3%A3o-aplica-164-multas-por-desrespeito-%C3%A0-lei-anti%C3%A1lcool-em-sp

Marcas: http://variosassuntosnjb.blogspot.com/ Marcas: